Notícias

Irmão dos pobres, meu irmão

Em 10/02/2009 às 14h05 - Atualizado em 15/02/2009 às 19h54

Versão para impressão
Enviar por e-mail
Diminui o tamanho da fonte Aumenta o tamanho da fonte

Centenário de Dom Helder Câmara Centenário de Dom Helder Câmara

Dom Hélder foi o centro do noticiário no país nas últimas semanas. Primeiro porque um grupo de magistrados decidiu dar outro nome ao fórum do Recife sob o protesto de muitos que sairam do recinto e arrastou a polêmica por vários dias. E pela comemoração de seu centenário a 7 de fevereiro.

Conhecer Dom Hélder Câmara é tarefa de cada um de nós, amantes da paz e da justiça ,para manter vivo este símbolo dos” sem vez e sem voz”, amigo da justiça, combatente dos privilégios e dos preconceitos, ações herdadas do espírito perspicaz e dedicado aos verdadeiros valores humanos  de sua professora e mãe Adelaide de quem também intuiu sensibilidade para sentir o Senhor e seus ensinamentos e o transformou em poeta proibido na época do seminário pelo reitor com receio de que ele se desviasse do Caminho.Suas histórias sobre a época e poesias são verdadeiros ensinamentos  ao cristão sobre o silêncio, o respeito ao outro da mesma forma sobre a não-passividade  com determinadas situações contra as quais lutava, porém com amor, dignidade, respeito até nas questões mais duras que um ser poderia encontrar.

Possuía um jeito especial de argumentar muito ligado à bondade de coração que destruía todos os demais argumentos dos opositores e os deixavam sem ação como quando ainda menino disse à professora que usava a palmatória: “Professora, sou incapaz de bater em alguém!”

É marca indelével da história da Igreja no Brasil , idealizou a criação  do CELAM em 1955. Fez parte da história do país na luta contra os injustiçados e torturados da ditadura.Seu nome é símbolo de paz e justiça, daí ser chamado o Dom da PaZ.

Precisamos envolver as novas gerações na valorização desse sacerdote.Se você quiser conhecê-lo mais, consulte o site www.catolicanet.com


Envie seu comentário







Código de confirmação

Fotos

Rua Dr Afonso Canedo, 47 Muriaé - MG, 36880-000 - 32 3722-2363 | Todos os direitos reservados a Paroquia São Paulo

Todos os direitos reservados a