Notícias

Retiro On Line com Padre Paulo Roberto

Em 31/03/2012 às 13h21

Versão para impressão
Enviar por e-mail
Diminui o tamanho da fonte Aumenta o tamanho da fonte

7º Dia - Sábado Santo
O centro de nossa atenção: Jesus Ressuscitado
Cristo venceu o pecado humano – fechamento a Deus e aos irmãos – a morte e o sofrimento. Em Cristo percebemos que o Pai toma a defesa de todos os torturados e das vítimas inocentes de nosso mundo. A última palavra é esperança.

Texto de Meditação: Mc 16,1-7
Propósito de Vivência:
Procurar fortalecer a fé e a esperança em Cristo Ressuscitado recomeçando uma vida nova, ou seja, mais convertido.
Oração: Senhor, que cada dia na minha vida brote a esperança de ser amado e a certeza da presença do Cristo Ressuscitado caminhando comigo. Que cada manhã brilhe nova luz em meus propósitos de ser cristão, ajudando-me a recomeçar sempre. Seja eu a testemunha fiel com palavras e vida de que o Ressuscitado é Vencedor.

_____________________________________________________________________________________________________________________

6º Dia - Sexta-feira Santa
O centro de nossa atenção: O Crucificado

As autoridades de Israel pressionam os romanos que condenam e crucificam Jesus. A condenação do Nazareno se faz duplamente. Pelo poder religioso é considerado blasfemo, herege, desrespeitador da Lei. Pelo poder político é um subversivo e agitador, pois sua mensagem pressupõe mudanças radicais na política, na  economia, na sociedade e na religião.

Texto de Meditação: Jo 18, 1 a 19,42
Propósito de Vivência:
Procurar se colocar ao pé da cruz do Crucificado e olhando para Jesus ver tantos crucificados em nosso mundo (moradores de rua, drogados, presidiários, idosos nos asilos, doentes, crianças de rua)
Oração: Nesta sexta feira Santa, dia de Jejum e abstinência de carne, Senhor ofereço o meu pequeno sacrifício para ser mais sensível a todos os que sofrem. Que eu aprenda a ser discípulo missionário ao pé da Cruz e busque anunciar a palavra que salva e liberta a todos os crucificados da história.




_____________________________________________________________________________________________________________________
5º Dia - Quinta-feira Santa
O centro de nossa atenção: A Instituição da Eucaristia e o lava-pés

Jesus, sendo Mestre e Senhor, desce até os pés de seus discípulos para cuidar daquilo que nos coloca a caminho. A vida machuca, suja e caleja-nos. A Eucaristia deve ser vivida como um serviço aos irmãos e irmãs machucados, sujos e calejados pela dureza da vida. Lavar os pés do outro é ajudá-lo a caminhar novamente.

Texto de Meditação: Jo 13,1-15.
Propósito de Vivência:
Procurar na comunidade servir e cuidar daqueles que são os mais desamparados e machucados pela vida (portadores de HIV, idosos, crianças de rua, abandonados).
Oração: Senhor Jesus, ajudai-me a despir-me de minha arrogância e comodismo para descer até aos pés de meus irmãos e irmãs. Fazei-me compreender que preciso cuidar de tantas pessoas machucadas e calejadas pela vida, abrindo novos caminhos, perspectivas de vida para quem as perdeu.
_____________________________________________________________________________________________________________________

4º Dia - Quarta-feira Santa
O centro de nossa atenção: O encontro de N. Sra das Dores com Seu Filho

O Evangelho de hoje mostra-nos Judas Iscariotes à procura dos sumos sacerdotes para vender Jesus pelo preço de um escravo. Judas é todo aquele que por amor ao dinheiro é capaz de vender o próprio amigo.

Texto de Meditação: Mt 26, 14-15
Propósito de Vivência: 
Procurar encontrar-se sempre mais com o Senhor na escuta da Palavra, na Eucaristia e no serviço aos sofredores.
Oração: Querido Pai, que dor atormentou o coração de Nossa Senhora ao encontrar seu Filho Amado sendo tratado como um malfeitor. Ajudai-me, através da Palavra e da Eucaristia, encontrar-me sempre mais com meus irmãos e irmãs que sofrem e ser alguém que possa oferecer-lhes um pouco de consolo. Que meu coração não se faça indiferente diante da dor de meus irmãos. Que nenhuma lágrima se perca sem que eu possa enxugá-la com minha solidariedade.
_____________________________________________________________________________________________________________________

3º Dia - Terça-feira Santa
O centro de nossa atenção: Nosso Senhor dos Passos

O Evangelho de hoje nos fala da comoção de Jesus ao saber que um dos seus amigos o trairá. Olhamos para Jesus, Nosso Senhor dos Passos, que abraça a traição, a perseguição e a morte por amor ao Reino. A morte de Jesus será consequência de sua missão profética de anunciar a Boa Nova, denunciar os erros das autoridades e se colocar ao lado dos pobres e excluídos.

Texto de Meditação: Jo 13, 21-38.
Propósito de Vivência:
Procurar assemelhar-se sempre mais a Jesus que fez de sua vida doação e serviço em favor dos irmãos.
Oração: Senhor, por mais que eu saiba que sou seu (sua) amigo (a), desanimo com facilidade e acabo traindo-lhe com meus pecados, erros e incoerências. Ajudai-me a converter-me ao serviço e ao compromisso dentro de minha comunidade de fé.
_____________________________________________________________________________________________________________________

2º Dia - Segunda-feira Santa
O centro de nossa atenção: N. Senhora das Dores

O Evangelho de hoje fala de Maria, irmã de Lázaro e discípula fiel de Jesus, que derrama perfume nos pés do mestre. Judas recrimina sua ação. De noite, contemplaremos Nossa Senhora das Dores, Maria perfeita discípula missionária, que abraça as dificuldades inerentes à sua missão e à missão de seu Filho.

Texto de Meditação: Jo 11,1-12
Propósito de vivência: Procurar desenvolver sempre mais uma relação afetuosa com Cristo, abraçando as dificuldades do caminho.
Oração: Meu Deus, com Maria, irmã de Lázaro, eu aprendo a ser afetuoso (a) com o Senhor Jesus. Ajudai-me a ser capaz de cuidar de todos os pequeninos do Reino, cujos pés estão maltratados pela vida. Que eu saiba perfumar os pés de meus irmãos e oferecer-lhes um pouco de atenção, carinho e consolo.

_____________________________________________________________________________________________________________________

1º Dia - Domingo de Ramos
O centro de nossa atenção: A entrada de Jesus em Jerusalém

Neste domingo, celebramos a entrada profética de Jesus em Jerusalém sendo aclamado como rei pelo povo. No mesmo dia, entrava Pilatos, o governador, montado em um cavalo (animal de guerra) e ladeado pelos soldados do Império. Era uma forma de mostrar força e poder e inibir qualquer desejo de mudança social. Jesus entra montado em um jumento, animal do serviço, confrontando o poder do Império com o poder do Reino de Deus destinado aos pobres. A postura de Jesus pede uma decisão: ou nos colocamos a serviço do poder que domina ou do poder de Deus, que se faz serviço ao pobre e ao oprimido.

Texto para meditação: Mt 11,1-10
Propósito de vivência: Procurar ser profeta como Jesus
Oração:
Senhor Jesus, Filho de Deus, creio que sois o nosso Salvador, o Cristo Messias que vem nos libertar de todo poder dominador, cuja raiz é o pecado do egoísmo, da ambição e do desejo de poder e riqueza. Guiai-me para que eu possa fazer o bem, optar pelo serviço aos mais pobres e sofredores e trabalhar sempre para que não haja nenhuma dominação ou exclusão em nosso meio.

Tags relacionadas: Paróquia São Paulo, Muriaé, Padre Paulo Roberto Gomes


Envie seu comentário







Código de confirmação
  • Muito bom, parabéns à paróquia São Paulo continuar a missão do padroeiro. Vou trabalhar com esse material na catequese.

  • Padre Paulo estive em Muriaé na semana santa e gostei muito de todas as celebrações que participei, foram muito enriquecedoras, fortalecendo cada vez mais a minha fé. Muito abrigada.

  • Sim, Feliz Páscoa! Esta é a saudação mais rica e densa de sentido de fé, da nossa religião, a Vida de Jesus Cristo, o Ressuscitado, desejada aos irmãos e às irmãs.

  • Ainda hoje, os cristãos que denunciam as desonestidades, as corrupções é considerado um subversivo e agitador, pois leva consigo a mensagem de Jesus Cristo,mensagem esta, que pressupõe mudanças radicais na política, na economia, na sociedade, ou seja uma sociedade mais fratena e humana.

  • Padre Paulo, celebrar a Pascoa e estar proximo de Jesus Cristo


  • Celebrar a Páscoa é celebrar a vida, é resgatar valores hoje tão esquecidos, como a fidelidade, a defesa da vida, o respeito humano...
    Como verdadeiros seguidores do Cristo Vivo, que caminha no meio de nós, devemos estar sempre disposto a enfrentar toda e qualquer situação de perigo, para levar e

  • este retiro, nos espiritualizou mais e nos interiorizou a cada dia tentando melhorar nossos passos e sempre agradecendo a Deus pelo seu incansável serviço ao próximo e ao Senhor Jesus. Obrigada Padre Paulo!

  • cada dia que passa a gente vai aprendendo mais um pouco obrigado padre paulo por nos evangelisar !!esse retiro esta sendo otimo ..

  • Pe Paulo é aquele profeta que anuncia, denuncia e consola. Cumpre a ordem do Mestre: "Apascenta as minhas ovelhas". É o que ele vem fazendo muito bem. Parabéns!!!!

  • PADRE PAULO, ESTOU SEMPRE LENDO E DIVULGANDO NO FACE, AFINAL REDE SOCIAL.

  • Ao caminhar pelo "deserto "da vida é bom saber que iremos encontrar o "oásis" com água viva, pois quem bebe dessa água não terá mais sede. É preciso acompanhar os sinais dos tempos. Parabéns pela idéia do retiro On LIne.
    Abraços

  • Padre Paulo foi muito profundo o trexo do filme de jesus sendo pregado na cruz,Sentir uma dor profunda no meu coração, a dor que eu sinto não é nei uma gota do que Jesus sofreu por nós..

  • Claro que o foco e a importancia toda vai para o nosso querido e amado Jesus Cristo. Sempre! Mas quero destacar mais uma vez a capacidade do Pe Paulo em nos transmitir conhecimento (conhecereis a Verdade e ela os libertará). Assim, nas celebrações ou na net, a Palavra vem sendo expandida.

  • estou acompanhando todos os dias esta oracoa como fico feliz pois nao estou podendo acompanhar de perto que deus me ajudo pois tenho que estar junto de meu marido assim tambem sou feliz





  • Padre Paulo, adorei a homilia da Missa de N. Senhora das Dores, Como sempre o senhor nos evangelizando, dando-nos lição de vida. Obrigada por tudo, principalmente pela sua doação e seu entusiasmo pelo que faz, levando-nos a reflexão através de seus ensinamentos. Deus te abençõe!!!!!!!

  • Parabéns Padre Paulo pelo retiro! Achei muito interessante esse trabalho, pois não posso sair de casa e tenho acompanhado suas reflexões durante toda essa semana santa. Espero que venham outros retiros como este.

  • Há momentos nos quais, seja qual for a posição do nosso corpo,a alma está de joelhos. É sempre bom estar em sintonia e meditação!

  • Há momentos nos quais, seja qual for a posição do nosso corpo,a alma está de joelhos. É sempre bom estar em sintonia e meditação!

  • Que bencao essa oportunidade de aprofundarmos no Evangelho e vivenciarmos concretamente a quaresma.Obrigada Pe. Paulo!

  • "Feliz quem fala conforme o Espírito Santo lhe inspira e não conforme o que lhe parece."

  • estamos muito felizes pelo carinho que o padre Paulo Roberto pastoreia suas ovelhas ; sempre no sentido de olharmos para frente e caminharmos em comunidade muito legal parabéns

  • Padre Paulo, parabéns por este belissímo presente que o Sr. nos proporciona. Você e sua idéias brilhantes.

  • Pe. Paulo, sua ideia é maravilhosa, como tb. são suas pregações. O senhor é uma bênçao em nossas vidas. Peço a Deus que o senhor permaneça conosco ainda por muito tempo. Muito obrigada.

  • Obrigada Padre Paulo por ser um profeta no meio de nós.

  • Padre Paulo Roberto sempre foi para mim nas suas homilia referencia para minha evangelização,e na semana santa nao poderia ser diferente.Ele sempre me mostra caminho certo.Quero pedir a DEUS para ser sempre LUZ no seu caminho.Nós sentimos realmente como ovelha sendo cuidada pelo seu pastor.

  • Estou adorando essa oportunidade de meditação diária. Como nos ajuda!!!!

  • PARABÉNS Pe. paulo roberto pois a cada dia o sr nos fortalece com momentos lindo como estes.

  • Obrigada Padre Paulo ,por todos estes anos de evangelização que vem nos proporcionando e agora por mais esta iniciativa nos trazendo este momento de crescimento espiritual neste tempo santo e de conversão.

  • Parabéns Pe. Paulo pela iniciativa!!!!

  • Obrigado padre Paulo por fazer esse momento de evanglizçao.

  • Obrigado padre Paulo por fazer esse momento de evanglizçao.

  • Parabéns Pe. Paulo, por mais uma vez ajudar-nos com suas propostas espirituais. Que Deus continue te iluminando sempre, abraços.

  • Pe. Paulo, agradeço a Deus por ter enviado o Sr. para nossa cidade, para nos ensinar a importância de sermos um católico praticante, nos ensinando o caminho da fé com maturidade.
    Grata.

  • Em meio a tantacorreria e conturbações este retiro trouxe-nos a oportunidade de pararmos um pouco nossas atividades e neste período santo refletirmos um pouquinho mais , buscando assim a conversão diária.

  • Pe. Paulo, um pastor iluminado que se preocupa em guiar suas ovelhas, no camino certo, orientando-as nos mínimos detalhes!
    Que Deus continue inspirando-o para que seja esta luz em nossa caminhada cristã.

  • precisamos de pessoas que faz diferença, e voce e uma delas, parabens por suas iniciativas.

  • Parabéns Pe. Paulo, você sempre surpreendendo com suas ideias. Que presente para nós poder desfrutar de suas ideias de sua presença em nosso meio e de seus ensinamentos.

  • onde encontro a programacao da agenda do bairro sao francisco

  • Padre Paulo Roberto, sou filha da sua amiga Maria Jose Gusman, estou paraticipando da suas noticias da Paroquia, obrigada

  • é mto bom que Deus te abençoe por expressar com mta clareza.

  • Gostaria muito de pedir uma oraçao para toda minha familia. Este proposito do padre Paulo foi muito bem vinda.obrigada.


Fotos

Rua Dr Afonso Canedo, 47 Muriaé - MG, 36880-000 - 32 3722-2363 | Todos os direitos reservados a Paroquia São Paulo

Todos os direitos reservados a