São Francisco

História da Comunidade


Diminui o tamanho da fonte Aumenta o tamanho da fonte

O Bairro São Francisco foi fundado no ano de 1956, pela firma loteadora Imobiliária São Francisco. 
Na mesmo época, foram reservados o terreno da Igreja e do Grupo Escolar e a terraplenagem das seguintes ruas: Alexandre Barroca, Dr. Geraldo Starling e a avenida principal Francisco Gomes Campos. Com o crescimento do bairro, foi instalada a água, doado o terreno para o colégio Estadual e outro para a construção do grupo Escolar Governador Dr. Bias Fortes

Com o progressso do bairro, houve a instalação da luz elétrica nas ruas principais, na gestão do Prefeito Dr. Paulo Fraga e também o calçamento na gestão dos Prefeitos João Braz e Dr. Paulo Carvalho.

Em 1971, no terreno reservado para a igreja, iniciou-se o movimento da formação da Comunidade, onde eram celebradas as missas e comemorações do mês de maio em campo aberto, em um altar improvisado de madeira e cobertura de zinco. 

A senhora  Maria das Dores Ferreira Ruela, conhecida como dona Nininha era a responsável pela ornamentação do altar e coroação. Todas as tardes  ela pegava a imagem de Nossa Senhora na casa da dona Sebastiana ( D. Taninha), levava cortinas, rendas e agulhas para montar o altar. O terço acontecia todas as noites e enquanto ele era rezado, as crianças vestidas de anjo ficavam aguardando na casa da dona Izídia. Depois que terminava a coroação e leilões, tudo era retirado e no outro dia acontecia tudo novamente.
Com o funcionamento das barraquinhas, bingos e leilões, a Igreja ia  a cada ano crescendo e ampliando. O Pe. Carlos pegava as pessoas do bairro, colocava no seu fusca e iam para as roças pedir leilões. Trazia o carro cheio de prendas.

Em 1974, os senhores José Domiciano de Paula e Laércio Francisco de Carvalho reuniram-se com o Pároco Carlos Seleen surgindo a idéia da construção de uma Igreja no bairro, e assim, em uma reunião dos Ministros, o Pe. Carlos Seleen designou o coordenador da Ministério, Sr. José Domiciano de Paula,  como respónsável pela formação de uma comissão para a construção da Igreja, assim composta:

Padre Carlos Seleen - Pároco
José Domiciano de Paula- Ministro Coordenador
Laércio Francisco Carvalho - Tesoureiro
Gustavo Moreira de Assis- Secretário
Francisco José Gertrude - Secretário Geral

No dia em que bateu a laje vieram homens do bairro Santa Terezinha para judar. Todos os moradores do bairro ajudavam. As mulheres fizeram a comida e cada morador colaborou com doação de mantimentos

A primeira Coordenação era composta pelos seguintes membros:

Presidente: Darci José Reis
Tesoureiro: Laércio Francisco Carvalho
Secretário: Gustavo Moreira de Assis
Assistente Geral: Francisco José Gertrude
Ministro da Eucaristia: Jo´se Domiciano de Paula

II Diretoria: Leso Jerônimo, Edite Brandão, Maria Helena da Costa, Maria Rrita
III Diretoria: João Pedro Souza, Osmar Teodoro Ribeiro
IV Diretoria: Hidemburgo Villena
V diretoria: Geová , Ronilce, Edith Alves Vitório, Magali, Geraldo, Luzia Galvão, Simone e Eva Rita de Almeida.

Várias reformas foram feitas no espaço físico da Igreja, no sentido de atender às necessidades da Comunidade que crescia juntamente com o desenvolvimento do Bairro.
Ainda hoje as reformas se fazem necessárias devido ao crescimento populacional do Bairro.

A  Comunidade São Francisco de Asssis  localiza-se à Rua Prefeito Dr. Gerlado Starling nº 141, Bairro São Francisco  - Muriaé-MG.

Fotos

Rua Dr Afonso Canedo, 47 Muriaé - MG, 36880-000 - 32 3722-2363 | Todos os direitos reservados a Paroquia São Paulo

Todos os direitos reservados a