Padre Cícero Machado

Em 16/08/2017 às 11:02h - Atualizado em 16/08/2017 às 13:06h

Coisa Velha é a Família

Versão para impressão
Enviar por e-mail
Conheça o autor

Os relatos mostram que Deus pensou a família de uma forma tão bonita. O livro do Gênesis conta de uma forma até poética e romântica como Deus pensou a família. E se pensarmos bem, é desse jeito mesmo que surge uma família: primeiro se prepara a casa... Assim Deus fez, ele preparou a casa! Como um pai construindo a casa do filho que vai se casar. Arrumou as luzes. Pôs luzeiros no céu. Fez um teto de estrelas. Depois colocou água na casa, para fazer comida, para se banhar, para molhar as plantas. Depois fez um lindo quintal que chamou de terra, onde ele plantava e se podia arranjar comida, fez um lindo quintal. Colocou flores. Fez um teto e pintou de azul o enfeitou de estrelas, colocou bichos no quintal, fez um lindo aquário cheio de peixes e um viveiro de pássaros para cantar e encher de músicas e sons aquela casa que ele estava construindo... Água, terra, bichos, teto azul, sons, música dos pássaros, sol, lua, estrelas e relva macia para dormir. A casa estava pronta para morar. Mas faltava a família. Então chamou o filho à vida. Soprou nas suas narinas e eis que chegou Adão. Criou o homem e do sonho do homem tirou a mulher. Interessante que quando Eva foi criada, ela foi tirada da costela de Adão, mas adão estava em sono profundo, sonhando pesado. Isso quer dizer que a mulher nasceu de um sonho. A família nasce de um sonho sempre do homem e da mulher, os dois sonham e Deus realiza os sonhos. Quando uma pessoa casa ela tem o sonho de ser feliz, de ter filhos de cria-los juntinhos, e de morrer velhinhos. Isso é a coisa mais antiga do mundo. É a coisa mais velha...

Nós nos acostumamos a dizer que as coisas ficaram velhas. Que precisamos de novidades, de coisas novas. E nessa onda acabamos deixando de lado coisas velhas que estão sempre novas. É preciso retomar esta coisa antiga e sempre nova chamada família. Onde os sonhos se realizam. Onde as esperanças se consolidam. Onde um é esteio do outro. Onde todos contam com a presença de Deus, caminhando em seu quintal. Se o novo que as pessoas querem vai promover a dor, sofrimentos, separações, saudades dos filhos de pais separados, até por motivos banais que separam as pessoas, eu, sinceramente, prefiro ficar com as coisas antigas. E, se quiser chamar de velhas, eu também aceito. Pois Deus, na sua sabedoria criou a família e pensou perfeitamente como ela deveria se constituir. Infeliz daquele que chama de velho o que é sempre novo, e quer viver coisas novas se juntando sem benção do pai, sem escutar os conselhos dos velhos, e de Deus Pai, preciso avisar a essa gente que, fatalmente, correm um grande risco de serem expulsos do paraíso e nunca mais poder entrar.

O melhor e preferir viver seu amor à moda antiga. Com quintal, bichos, flores, um pouco de comida, e uma costelinha para se agarrar nas noites de frio e na hora do cansaço. Parabéns para você que acredita na família tão grande assim.

PARA REZAR E MEDITAR

Ó Deus, de quem procede toda paternidade no céu e na terra, Pai, que és Amor e Vida, faz que cada família humana sobre a terra se converta, por meio de Teu Filho, Jesus Cristo, "nascido de Mulher", e mediante o Espírito Santo, fonte de caridade divina, em verdadeiro santuário da vida e do amor para as gerações que se renovam. Faz que Tua graça guie os pensamentos e as obras dos esposos para o bem de suas famílias e de todas as famílias do mundo. Faz que as jovens gerações encontrem na família um forte apoio para sua humanidade e seu crescimento, na verdade e no amor. Faz que o amor, reafirmado pela graça do Sacramento do Matrimônio, revele-se mais forte de qualquer debilidade e qualquer crise, pelas quais às vezes passam nossas famílias. Faz, finalmente, te pedimos por intercessão da Sagrada Família de Nazaré, que a Igreja em todas as nações da Terra possa cumprir frutiferamente sua missão na família e por meio da família. Tu que és a Vida, a Verdade e o Amor, na unidade do Espírito Santo. Amém!

Cantos relacionados para ajudar a rezar e meditar:

Música 1: Famílias do Brasil - Padre Zezinho.
Música 2: Restaura a família - Reginaldo Manzotti


Autor: Padre Cícero Machado


Tags relacionadas: Paróquia São Paulo, Pe. Cícero Machado Ribeiro, MSC

Fotos

Rua Dr Afonso Canedo, 47 Muriaé - MG, 36880-000 - 32 3722-2363 | Todos os direitos reservados a Paroquia São Paulo

Todos os direitos reservados a