Padre Cícero Machado

Em 13/06/2016 às 10:01h

Pecado e Graça: Quem será o mais Forte?

Versão para impressão
Enviar por e-mail
Conheça o autor

Existe dentro nós, uma batalha interminável: de um lado as tendências do nosso coração para sentir coisas ruins. Num lapso de momento somos capazes de sentir tanta raiva, tanta decepção, tanta desilusão, que se não tomarmos cuidado se transformarão em ressentimentos e rancores. Do outro lado, opera a Graça de Deus. Ela nos diz que não devemos sentir coisas ruins. Que devemos relevar. Que os outros são assim mesmo. Que Deus é maior. Aí é que o conflito dentro de nós fica mais doído. Queremos ser bons, mas temos em nós sentimentos ruins que querem falar mais alto. Logo aparece um nó na garganta, uma dor doida, uma fraqueza e, na maioria dos casos, a única válvula de escape é chorar um pouco, num canto qualquer, e deixar o coração desabafar. A graça e o pecado vão agindo dentro de nós. Uma luta que apenas poderá ser vencida por quem tem fé na graça de Deus ela será sempre a vencedora, mas para quem não vive a fé não conseguirá perceber a ação da graça salvadora de Deus.

É bom sempre buscar dentro de nós alguma mágoa que possamos estar sentindo com relação a alguém que nos feriu ou nos magoou. Poderemos perceber que naquele momento a graça de Deus agiu. Que o sintoma de que Deus estava presente é de que hoje somos melhores, que aprendemos mais coisas, temos mais amigos do que perdemos. Aquela lágrima que caiu de nossos olhos e rolou pela nossa face foi a mesma que lavou o nosso coração e nos fez purificados, nos encheu de graça a ponto de podermos sorri mais, brincar mais, fazer mais amigos, e se você não conseguiu ainda alcançar esta graça, peça a Deus agora, que ele a conceda a você. E pense que você na verdade pode contribuir para que alguém fosse também melhor por sua causa.

PARA MEDITAR E ORAR

Sábio Espírito Santo:

Ajude-me a fazer o que for mais adequado, da maneira mais amorosa possível. Elimine da minha mente e do meu coração todos os julgamentos, projeções e preconceitos. Elimine da minha mente e do meu coração todo o medo, raiva, mágoa e ressentimentos passados. Ajude-me a ver de maneira clara, serena e honesta tudo o que aconteceu e venha a acontecer em minha vida. Ajude-me a falar com compaixão e generosidade. Ajude-me a ter coragem de enfrentar a verdade sem nada omitir ou distorcer. Senhor, inspire-me com a sua sabedoria a escolher bem cada palavra, para que não venha a magoar e nem ferir ninguém que eu amo. Abra a minha mente, meu coração e os meus ouvidos para escutar as pessoas com o mesmo desejo de entendimento e paz que eu mereço. Abra a minha mente, meu coração e meus ouvidos para acolher com amor e respeito as respostas que preciso dar a quem me ofender, para que não tenha motivos de guardar nenhuma mágoa dentro do meu coração. Senhor, desejo que a verdade dita e ouvida com afeto e respeito promova uma relação mais aberta, franca e amorosa entre mim e as pessoas. No mais Senhor, dá-me a graça de esquecer mágoas e ressentimentos antigos, a fim de que somente a tua graça me baste. Eu agradeço, E assim seja!

 

Música sugerida para ouvir e rezar
Foi por Você (Anjos de Resgate)

Autor: Padre Cícero Machado


Tags relacionadas: Paróquia São Paulo, Pe. Cícero Machado Ribeiro, MSC

Fotos

Rua Dr Afonso Canedo, 47 Muriaé - MG, 36880-000 - 32 3722-2363 | Todos os direitos reservados a Paroquia São Paulo

Todos os direitos reservados a