Padre Cícero Machado

Em 10/05/2016 às 13:33h

Unidos seremos mais Forte

Versão para impressão
Enviar por e-mail
Conheça o autor

Estamos na Semana da Unidade dos Cristãos. Só que existe uma grande confusão, e até uma briga entre os Evangélicos, católicos, e protestantes. Vivemos desunidos. Acontece até de um falar mal dos outros. E ainda assim se dizem cristãos. Em vez de unidade, temos uma "desunidade", desunião. A semana da unidade é uma semana que rezamos a Deus para que possamos acabar com essa desunião.

Vamos entender a semana da unidade entendo primeiro a história da Torre de Babel. Todos nós de alguma forma, já ouvimos falar desta História na Bíblia. Ela está no Livro do Gênesis no capítulo 11 e versículos de um a nove. Conta a Bíblia que houve um tempo em que todos os povos falavam a mesma língua. Todos se entendiam. Não haviam idiomas diferentes. Porém, este povo decidiu que queriam chegar ao topo do Céu. E de lá não sairiam mais. Motivados pela vaidade, queriam chegar até Deus.

A Bíblia conta que Deus ficou muito irritado com a pretensão do ser humano, e decidiu confundir todas as línguas, e deste tempo então ninguém mais se entendia. A Torre foi destruída e cada qual com sua própria língua se espalhou por todo o mundo. De lá para cá a humanidade não se entende mais. Há os que dizem que este é o motivo pelo qual no mundo se fala tantas línguas, tantos idiomas e dialetos, que nem dá para contar.

Por outro lado, os evangelhos contam que após 50 dias da ressurreição de Jesus, ele aparece aos discípulos e sopra sobre eles, eles começam a falar em línguas diferentes e todos os povos podiam entendê-los na sua própria língua. A este dia se chamou Pentecostes. Por isso Pentecostes é o contrário de Babel. Se em Babel todos passaram a não mais se entender, em pentecostes é possível que todos se entendam falando línguas diferentes.

Entre os cristãos existe uma verdadeira Torre de Babel. Todos Gostam de Cristo, mas ninguém se entende. Pentecostes aconteceu 50 dias depois da ressurreição de Jesus. Passaram-se mais de 2000 anos e ainda temos a divisão entre os cristãos. Avisamos aos navegantes, que quem ficar procurando uma explicação para todos esses acontecimentos, queiram entender que Pentecostes foi o envio dos apóstolos para falar a mesma língua que todos os povos possam entender, ou seja, a linguagem do Evangelho, que se espalhou por toda a terra. O evangelho pode ser entendido por todas as nações. Todos os povos. Todas as línguas. Tanto que temos o evangelho em todos os confins da terra.

Onde há confusão, onde ninguém se entende, onde há discórdias e brigas, ali é a Torre de Babel.

A Igreja católica pede, nesta semana, que todos os que se dizem cristãos, ou seja, os evangélicos, protestantes e católicas, possam se unir numa só fé, num só batismo, numa só doutrina para professar a fé no Cristo que nos une, mas que nós humanos acabamos nos separando por brigas entre doutrinas.

A Igreja espera que todos os povos, de todas as igrejas e religiões que falam de Cristo, possam um dia se unir. Nesta semana que finda com o Domingo de pentecostes, a Igreja rezará para que acabe as brigas e as confusões entre católicos e evangélicos e nos unamos todos para fazer com que todos sejam um como Jesus e o Pai são um. Se nós como cristãos temos tanta dificuldade de nos unir como poderemos então unir o mundo que se mostra tão desunido?
Nosso Bom dia com Cristo desta manhã vai para todos os cristãos que amam a Cristo, falam a mesma língua do amor, e se unem para construção de um mundo melhor, cheio do evangelho de Jesus.

O Dia de Pentecostes. Dia em que Deus nos envia o seu Espírito. É como se daqui para frente nós não tivéssemos mais Espírito de gente, tivéssemos Espírito de Deus. É bem assim... Quando temos com espírito de gente, podemos ser bons e podemos ser maus. Podemos ser confusos, impacientes, guardar rancores e ódios, podemos ser maledicentes, fracos nas nossas decisões e frios diante da dor dos outros. Mas quando a gente tem o Espírito de Deus, tudo passa a ser diferente. Passamos a ter um espírito capaz de nos dar a coragem necessária para enfrentar o dia a dia e resolver os problemas sem ficar chorando pelos cantos. Ter Espírito de Deus é tão simples assim.

PARA MEDITAR

Receber o Espírito de Deus não é tão difícil quanto parece. Pentecostes é o dia em que Deus troca o nosso espírito de gente, pelo seu Espírito. Receberemos os dons necessários. A sabedoria para saber fazer o que devemos fazer com coragem e sem moleza. Teremos a ciência para entender o que podemos e o que não podemos fazer. O que nos convém e o que não nos convém. Poderemos ser bons conselheiros, e encaminhar quem depende de nós pelos caminhos do bem. Ter o Espírito de Deus é entender que tem gente que precisa da nossa ajuda e da nossa palavra, por isso devemos nos inspirar na Palavra de Deus para nos orientar e quem mais precisar de nossa orientação. Não viva por esta vida somente contando com seu próprio espírito, é uma bobagem viver assim, somos muito fracos sem Deus. Tenha consciência de que você precisa ter o Espírito de Deus em você.

A oração a seguir nos ajudará a entender as coisas de Deus.

Espírito Santo:
Dai-nos o Dom da Sabedoria
Para que possamos avaliar todas as coisas à luz do Evangelho E ler nos acontecimentos da vida os projetos de amor do Pai
Dai-nos o Entendimento
Uma compreensão mais profunda da verdade a fim de anunciar a salvação com maior firmeza e convicção
Dai-nos o Dom do Conselho
Que ilumina a nossa vida e orientai a nossa ação segundo vossa Divina Providência
Dai-nos o Dom da Fortaleza
Sustentai-nos no meio de tantas dificuldades com vossa coragem para que possamos anunciar o Evangelho
Dai-nos o Dom da Ciência
Para distinguir o Único Necessário das coisas meramente importantes
Dai-nos Piedade
Para reanimar sempre mais nossa íntima comunhão convosco E, finalmente, dai-nos vosso santo Temor
Para que, conscientes de nossas fragilidades, Reconhecermos a força da vossa graça.
Vinde Espírito Santo
E dai-nos um novo coração. Amém.

Música 1: Vem Espírito Santo (Eliana Ribeiro) 

Autor: Padre Cícero Machado


Tags relacionadas: Paróquia São Paulo, Pe. Cícero Machado Ribeiro, MSC

Fotos

Rua Dr Afonso Canedo, 47 Muriaé - MG, 36880-000 - 32 3722-2363 | Todos os direitos reservados a Paroquia São Paulo

Todos os direitos reservados a