Padre Cícero Machado

Em 05/05/2016 às 07:32h

Amar de verdade = Fidelidade

Versão para impressão
Enviar por e-mail
Conheça o autor

É muito bom ler a Bíblia. Até vemos muita gente andando pelas ruas com a bíblia na mão. Também vemos pessoas lendo a bíblia nos pontos de ônibus, sentados nas praças, outros nas filas de espera. E não são poucas as pessoas que leem, interpretam e fazem questão que os outros escutem o que estão lendo. Porém, o melhor mesmo, é quando estamos juntos, todos sentadinhos lá na Igreja e alguém vem nos ensinar o que estamos lendo ou ouvindo. Escutar uma pregação bem feita e bem preparada é muito bom. Descobrimos coisas fantásticas acerca do pensamento de Deus para nossa vida, também para o nosso dia a dia. Para os nossos relacionamentos.

Por exemplo, neste final de semana a grande questão para os nossos fiéis seria descobrir no evangelho o sentido da expressão de Jesus, quando, lá na santa ceia, ele chama os discípulos de filhinhos. Ele Diz: Filhinhos, mais um pouco e vocês não me verão mais. Ele já falava isso com uma imensa saudade de seus discípulos. Aí eu fiquei pensando que Jesus neste momento em que chama os discípulos de filhinhos, deixa de ser o irmão, e passa a ser o papai de todos eles. Assume ali a trindade Santa, sendo ele o Filho, chama os amigos de filhos.

Em uma outra ocasião, um dos seus discípulos chamado Felipe, pediu a Jesus: Mestre mostra-nos o Pai. Ao que Jesus respondeu. Filipe tanto tempo comigo e ainda não me conheces. Naquela resposta o apóstolo Filipe ficou assustado porque descobriu que ali, na sua frente, não apenas estava presente a pessoa do Deus Filho, mas também a Pessoa do Deus Pai.

Assim foi neste domingo na Igreja, com as leituras da missa, quando Jesus se dirige aos apóstolos como sendo seus filhinhos. Assim toda a Igreja se sentiu nos braços de Cristo, com o carinho de um Pai.

Infelizmente havia na santa ceia um traidor, Judas Iscariótes, que antes de ouvir este tamanho carinho de Jesus, saiu para entrega-lo a Pilatos.

Então pensamos, uma pessoa que ama pode trair outra pessoa que ama tanto, trata com tanto carinho a pessoa amada, mas é traída.

No caso de Judas Iscariótes, ele logo que descobriu o mal que tinha causado a quem o amava tanto, se enforcou.

Na Igreja, quantos abandonaram sua doutrina para seguir outras doutrinas que não são ruins, mas que vão contra a tudo o que sempre acreditamos. Isso é traição. Deixar de acreditar na Trindade Santa. Onde Deus é trino, ou seja, Pai filho e Espirito Santo, quando ele mesmo chama seus apóstolos de Filhinhos e Diz que quem o vê, vê o Pai.

"Amai-vos uns aos outros como eu vos amei". Disse Jesus. Amar como Cristo nos amou é muito simples. Quer dizer: Amar com fidelidade, com lealdade, com uma preocupação. Sem abandonar, suportando as dores que os compromissos nos trazem. Amar com o cuidado de não ferir, de não magoar. A palavra certa, na verdade é amar com verdade.

Não foi nem uma, nem duas vezes em que ouvimos lá nas Sagradas Escrituras que tudo nesta vida vai passar. Já ouvimos muitas vezes as pessoas nos consolarem dizendo: calma, espere o tempo passar, e tudo vai ficar bem. Mas na verdade, no momento em que estamos vivendo certas situações, parece que o tempo não passa nunca. Os dias se arrastam, as noites ficam longas. Uma grande ansiedade toma conta da gente para resolvermos com pressa os problemas que a vida nos traz. Nestes momentos estamos muitos propensos a fazer uma série de bobagens e depois nos arrependermos. Na maioria dos casos, quase não tem volta o que falamos e o que fazemos. Corremos o risco de estragar e ferir o que para nós sempre foi tão precioso.

Para meditar:

Primeiro é preciso se manter sempre com o espírito forte. Entender que por vezes é preciso que passemos por algumas aflições. Ter a certeza que pode estar ali a ação de Deus, mesmo na aflição, momento de alguma crise. Será que já conseguimos pensar que pode ter sido o próprio Deus quem gerou aquela crise para que pudéssemos resolver algo que não estava tão bem como pensávamos? Precisamos acreditar que tudo realmente nesta terra vai passar. Não tem como não passar por aflições, por enganos, por apertos. Mas se acreditamos na Palavra de Deus, devemos acreditar que coisas novas acontecerão. Que Deus está no comando. Que nestes momentos será preciso sempre fazer silêncio. Ficar um pouco só com Deus. Reforçar as esperanças no que queremos e buscar em nós o que será mais importante conservarmos. Por isso é muito importante nos colocarmos vez em quando diante do Santíssimo, e conversar com Deus e assim ver o que ele quer de nós diante das situações que estamos vivendo.

Para orar:

Vamos rezar esta oração que nos ajudará a entender as coisas de Deus.

Meu Senhor e Deus, eu sou tão convicto de que cuidas de todos os que esperam em Ti e que nada pode faltar àqueles que esperam tudo de Ti, que decidi, dirigir a Ti toda minha inquietude.

As pessoas podem despojar-me de todos os bens e mesmo da minha honra; as doenças podem privar-me das forças e dos meios para servir-te; com o pecado posso até perder a tua graça, mas não perderei nunca jamais a minha confiança em Ti.

Meu Deus, sou intimamente persuadido de que não será jamais exagerada a confiança em Ti e que o que obterei de Ti, será sempre muito mais do que o que terei esperado.

Espero também, Senhor, que Tu me sustentes nas fáceis debilidades; me sustentes nos assaltos mais violentos; faças triunfar a minha fraqueza sobre os meus temidos inimigos.

Tenho muita confiança que Tu me amarás sempre e que também eu, por minha vez, te amarei para sempre.

E para levar ao mais alto grau esta minha confiança, ó meu Criador, eu espero-o de Ti mesmo, pelo tempo e pela eternidade. Amém.

Ouça esta música:

Deus De Promessas - Padre Juarez De Castro


Autor: Padre Cícero Machado


Tags relacionadas: Paróquia São Paulo, Pe. Cícero Machado Ribeiro, MSC

Fotos

Rua Dr Afonso Canedo, 47 Muriaé - MG, 36880-000 - 32 3722-2363 | Todos os direitos reservados a Paroquia São Paulo

Todos os direitos reservados a